sábado, 29 de maio de 2010

E-folio C

1. A fim de combater o grave problema do desemprego de indivíduos com baixas habilitações escolares e profissionais, surge a intenção de criar um projecto denominado “ Jovens Adultos em Formação” que por consequência deste perfil não perspectivam, sem esquemas de apoio à formação e emprego a inversão desta situação.
A criação deste projecto tem como objectivo promover a integração ou reintegração profissional de jovens e a ligação entre a sua formação e a vida activa.
A organização deste projecto surge da necessidade objectiva de inverter um processo de exclusão social e económica que atinge um número significativo de jovens em idade activa, processo esse que decorre da sua situação de desempregados, com baixas habilitações e sem qualificação profissional.
Temos consciência de que outros tipos de problemas aparecem por associação ao desemprego que pela escassez de recursos que impõe aos agregados, gera instabilidade e destruturação derivando daí o alcoolismo, que toma proporções preocupantes, violência e maus tratos, não valorizando os percursos escolares dos filhos e muitas vezes como consequência dessa desvalorização, absentismo escolar e trabalho infantil.
Com este projecto pretende-se contribuir para a diminuição do índice de desemprego assim como a redução do número de indivíduos dependentes de esquemas sociais de apoio. A par da integração profissional e do desenvolvimento de competências de gestão pessoal e social, proporcionará a estabilidade dos agregados, tendo em vista a redução dos índices de insucesso e absentismo escolar, bem como trabalho infantil, alcoolismo e outras problemáticas.

2. http://www.slideshare.net/secret/7DY2i8YutoWl92


3. Factores de risco e de protecção da escola e da família


Factores de Risco/Factores de Protecção

 Inexistência de ligação entre os diferentes microssistemas (escola/família/casa)

 Falta de comunicação e co-responsabilização entre ambos os contextos (família/escola)

 Desconexão na relação da família com os amigos dos filhos


 Serviços de aconselhamento e apoio familiar, intersectados entre o sistema familiar, escolares, serviços de saúde, comunitários entre outros

 Variedade de serviços dirigidos as famílias com filhos com necessidades educativas especiais

 Actividades dirigidas a grupos de risco específico

 Tarefas de prevenção e educação através de programas de redes de apoio à transição para a parentalidade, de apoio aos pais nas suas tarefas de socialização, de cooperação da escola e da família

Bibiografia:
TAVARES, Jose et al(2007)Manual de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. Porto editora

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